
Neurônios
Os neurônios são as células chave para a complexidade do sistema nervoso.
Os neurônios e outras células nervosas
No sistema nervoso encontramos os neurônios e as células da glia (ou neuróglia). Enquanto a função do neurônio é receber, transmitir e processar estímulos nervosos, as células da glia são essenciais para garantir um microambiente neural adequado.
O neurônio é a célula característica do sistema nervoso com a capacidade de estabelecer conexões entre si ao receber estímulos do ambiente externo ou do próprio organismo. São os responsáveis por transmitir os impulsos nervosos ao cérebro. Temos cerca de 86 bilhões de neurônios e sua estrutura é geralmente a mesma: há o corpo celular, que acomoda o núcleo e as organelas celulares; o axônio, uma prolongação única, revestida de mielina (camada lipídica que atua na condução dos impulsos nervosos) e responsável por conduzir os impulsos; e os dendritos, que são ramificações tanto do corpo celular quanto do axônio e realizam a comunicação entre os neurônios, por meio das sinapses.
Tipos de neurônios
Há três tipos principais de neurônios: os sensoriais; os motores; e os interneurônios. Os neurônios sensoriais levam a informação captada do ambiente externo até o sistema nervoso, por meio dos receptores de estímulos (sejam eles mecânicos ou químicos). Os interneurônios, grupo de neurônios mais numeroso, transmitem o sinal dos neurônios sensoriais ao sistema nervoso central. Os motores conduzem a resposta ao estímulo recebido, do sistema nervoso central ao órgão ou tecido estimulados.
Gostou do conteúdo? Não deixe de compartilhar e de me seguir nas redes sociais! Facebook: @dralaryssaneuro Instagram: @dralaryssaneuro
Leia também este artigo sobre cefaléia. A cefaléia é uma das principais causas de procura por médicos neurologistas em todo o país.